segunda-feira, 19 de abril de 2010

Biografia X Autobiografia


Biografia: substantivo feminino
1 narração oral, escrita ou visual dos fatos particulares das várias fases da vida de uma pessoa ou personagem
2 Derivação: por metonímia.
o suporte físico (livro, filme, texto teatral, disco óptico etc.) onde se insere uma biografia
3 a história da vida de alguém
Ex.: sua b. é muito simples
4 Diacronismo: obsoleto.
compilação de biografias de homens célebres
Ex.: b. universal
5 Rubrica: literatura.
gênero literário cujo objeto é o relato da aventura biográfica de uma pessoa ou de uma personagem
6 ciência relativa a essa espécie de descrição
Ex.: um especialista em b.

Autobiografia: substantivo feminino
narração sobre a vida de um indivíduo, escrita pelo próprio, sob forma documental ou ficcional

3 comentários:

  1. Um exemplo de autobiografia:

    Meu nome é Paula Amanda Soares, nasci no dia 10 de setembro de 2001, em SP e tenho 10 anos. Moro em São Paulo e gosto de brincar, jogar tênis, ver televisão, jogar vôlei e outras coisas.

    Quando crescer quero ser jornalista, porque gosto de saber de muitas coisas. Também gostaria de ser professora, porque gosto de ensinar os outros.

    Meus sonhos são visitar Portugal e Itália. Quero casar, ter dois filhos e visitar Bariloche com o meu marido.


    Admiro muitas pessoas. Meu pai e minha mãe são os meus heróis, porque eles gostam de todos os filhos. Eu também gosto deles, assim como eles gostam de mim.

    ResponderExcluir
  2. Um exemplo de biografia:

    Marcos Rey


    Marcos Rey era descendente de italianos; seu pai, Luís Donato, era um gráfico que trabalhara na Editora Monteiro Lobato, e era um leitor voraz de ficção, transmitindo este gosto aos filhos. Seu irmão mais velho, Mário Donato, também é escritor.

    Marcos foi redator de programas de televisão, adaptou os clássicos O Príncipe e o Mendigo, de Mark Twain e A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo em forma de telenovela. Foi um dos autores do roteiro de Vila Sésamo e participou da equipe de redação do Sítio do Picapau Amarelo.

    Foi tradutor de livros em inglês, em parceria com seu irmão Mário Donato. Em 1961, escreveu para a coleção juvenil Conquistas Humanas o volume Habitação, que conta a história da residência do homem desde o tempo das cavernas.

    Marcos usava sua cidade natal, São Paulo, como cenário de várias de suas obras. O autor se dedicou principalmente às obras voltadas ao público juvenil. Escreveu crônicas, contos e se destacou escrevendo romances. Escreveu também várias obras literárias adultas. Durante os anos 1970, foi roteirista de diversos filmes do gênero pornochanchada produzidos na Boca do Lixo, em São Paulo, como As Cangaceiras Eróticas e O Inseto do Amor. No gênero ficção infantil estreou com Não Era Uma Vez, drama de um garoto à procura de sua cadela perdida nas ruas.

    Na década de 1990 tornou-se colunista da revista Veja São Paulo. No ano de 1999, após voltar de uma viagem à Europa, Marcos Rey foi internado para uma cirurgia, e não resistindo às complicações, faleceu no dia 1 de abril, aos 74 anos, sem recuperar a consciência.

    Foi cremado, e um mês depois sua esposa Palma Bevilacqua Donato sobrevoou com helicóptero o centro da cidade, espalhando as cinzas do autor sobre São Paulo e realizando assim a reunião eterna de Marcos Rey com a metrópole que foi a grande personagem de toda sua obra.



    Edmundo Donato
    Nascimento 17 de Fevereiro de 1925
    São Paulo Brasil
    Morte 1 de Abril de 1999 (74 anos)
    São Paulo Brasil
    Nacionalidade Brasileira
    Magnum opus O Mistério do Cinco Estrelas
    Página oficial: marcosrey.com
    Marcos Rey, pseudônimo de Edmundo Donato, (São Paulo, 17 de fevereiro de 1925 — São Paulo, 1 de abril de 1999) foi um escritor, tradutor e cineasta brasileiro.


    Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcos_Rey

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Maria Carolina, tenho 12 anos vou fazer 13 em julho. Gosto de fazer muitas amizades, me preocupo com meus amigos, amor comer e dormir!
    Quando eu crescer, vou ser professora de língua portuguesa, ou policial, quero casar com um homem rico, ter filhos meninos gemêos, e ser feliz para sempre! e amo muito a Gabizaum s2

    ResponderExcluir